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Atualizado em 28/11/2024 - 11:40 -

Manual Ouvidoria

Este Manual foi elaborado com o intuito de servir como um documento de assistência aos usuários da Ouvidoria. O Manual é distribuído em tópicos do módulo, que apresentam as suas respectivas funcionalidades e recursos.


Se este é seu primeiro acesso à Ouvidoria Digital ou se você não realizou login na área restrita, será exibido na tela um menu lateral com links de acesso e por padrão você já estará visualizando na tela o link Conheça a Ouvidoria.

No menu lateral será possível visualizar e interagir com os links: Conheça a Ouvidoria, Estatísticas da Ouvidoria, Ajuda e Voltar ao Login.

No link Estátisticas, assim como o nome sugere, será possível visualizar as estátisticas de manifestações da Ouvidoria. Saiba mais no decorrer deste manual.

É por meio do botão Ajuda que você está acessando os documentos de assistência aos usuários da Ouvidoria. Saiba mais no decorrer deste manual.

E por fim, ao clicar em Voltar ao Login você retornará para a tela onde poderá realizar login na área restrita.

Painel Principal Ouvidoria

O painel do módulo Ouvidoria tem um Menu de Localização onde será possível abrir uma Nova Manifestação, acessar as manifestação abertas através do link Minhas Manifestações e acesso rápido ao botão de Ajuda. Este painel será exibido após realizar login na área restrita.


Nova Manifestação

Por meio do link Nova Manifestação presente no Menu de Localização da Ouvidoria, será possível cadastrar novas manifestações.

O prazo para resposta das Manifestações da ouvidoria é de 20 dias úteis, conforme a Lei 13.460/2017.

Na tela que abrir ao clicar sobre o link, você deverá preencher corretamente os campos do Formulário de cadastro da nova manifestação.

Para começar, selecione o Assunto entre as opções disponíveis.

Após, defina se é uma manifestação Anônima marcando entre Sim ou Não.

Ao definir que a manifestação será Anônima, seus dados pessoais permanecerão confidenciais, NÃO serão divulgados para nenhum setor/funcionário da Prefeitura.

Em seguida, selecione a Unidade Organizacional (Secretária) para qual deseja direcionar sua manifestação, informe um Título e a Descrição da manifestação.

Caso seja pertinente para o atendimento da Manifestação, preencha os dados da Localização da Ocorrência, CEP, Bairro, Rua/Logradouro, Número, Complemento, Cidade e Estado. Ressaltamos que ao preencher o cep, automaticamente os campos serão preenchidos, com excessão de número e complemento que precisam ser preenchidos manualmente.

Por fim, será possível inserir Anexos na manifestação e informar uma descrição do arquivo que foi anexado.

É importante ter atenção aos tipos de arquivos anexos permitidos, assim como ao tamanho do arquivo permitido.

Estas informações estão presentes na tela, destacadas em um box de alerta.

Para adicionar mais de um anexo, basta clicar sobre o botão Adicionar mais um Anexo.

Ao preencher os dados, clique em Salvar Manifestação.

Você será redirecionado para a tela com os detalhes da manifestação criada.

Será possível visualizar o Número da Manifestação, a Data/Hora de cadastro, o Status da manifestação, caso a manifestação já tenha sido encerrada, também será exibido a Data/Hora que foi encerrado.

Também será possível visualizar e interagir com os botões presente em Opções, Imprimir Protocolo e Gerar Relatório, Cada botão direciona para uma janela onde poderá concluir a ação efetuada.

Poderá visualizar em detalhes as informações da Manifestação como Título, Assunto, Protocolo, Origem, Descrição e Destino Atual (Secretaria responsável pela manifestação).

Caso a Localidade da Ocorrência tenha sido preenchida, será possível visualizar os dados, caso contrário, será exibido a frase Não informado...

Na subdivisão Comentários será possível visualizar comentários inseridos na manifestação por você ou por algum servidor da Secretaria que recebeu a sua manifestação.

Para inserir um comentário, basta digitar o texto no campo Adicionar Comentário, em seguida, clicar sobre o botão (Salvar Comentário )


Minhas Manifestações

Por meio do link Minhas Manifestações, presente no Menu de Localização da Ouvidoria, será possível visualizar as manifestações cadastradas por você.

Na tela que abrir, você poderá visualizar o Total de Manifestações, na listagem também será possível visualizar o Protocolo, a Data/Hora que foi criado, a Última Atualização, o Título/Descrição e a Situação Atual da manifestação.

Também será possível realizar uma busca por determinada manifestação. Para tal, basta informar um termo no campo Informe uma palavra para buscar, e em seguida, clicar sobre o ícone de Lupa, ou apertar a tecla Enter em seu teclado, para que o resultado seja exibido na tela.

Por fim, na coluna Ações é exibido o botão Visualizar que ao clicar sobre, irá te redirecionar para a tela com os dados da manifestação.


Visualizar

Ao clicar sobre o botão Visualizar, você será redirecionado para a tela com as informações da manifestação.

Será possível visualizar o Número da manifestação, a Data/Hora de cadastro, e o Status atual da manifestação.

Também será possível visualizar e interagir com os botões presente em Opções, Imprimir Protocolo e Gerar Relatório, Cada botão direcionam para uma janela onde poderá concluir a ação efetuada.

Poderá visualizar em detalhes as informações da manifestação como Título, Assunto, Protocolo, Origem, Descrição e Destino Atual (Secretaria responsável pela manifestação).

Caso a Localidade da Ocorrência tenha sido preenchida, será possível visualizar os dados, caso contrário, será exibido a frase Não informado...

Na subdivisão Comentários será possível visualizar comentários inseridos na manifestação por você ou por algum servidor da Secretaria que recebeu a sua manifestação.

Para inserir um comentário, basta digitar o texto no campo Adicionar Comentário, em seguida, clicar sobre o botão (Salvar Comentário )

Por fim, após a manifestação ser encerrada, será possível Avaliar a Manifestação.

Utilize as opções presentes na tela para avaliar o atendimento de 1 à 10, onde 1 representa um atendimento péssimo e 10 representa um atendimento ótimo.


Ajuda

É por meio do botão Ajuda que você está acessando os documentos de assistência aos usuários da Ouvidoria.

A Ajuda apresenta textos explicativos sobre as respectivas funcionalidades e recursos das telas da Ouvidoria.

Na tela de ajuda será possível fazer uma busca rápida no texto, inserindo uma palavra ou termo no campo Buscar no texto...

Ao digitar a palavra, será exibido ao lado do campo busca a quantidade de resultados existentes do termo/palavra informado, estes resultados serão destacados no texto e por meio das setas para cima e para baixo será possível navegar entre os mesmos.


Estatísticas

No link Estátisticas, assim como o nome sugere, será possível visualizar as estátisticas de manifestações da Ouvidoria.

Ao lado da frase, Confira alguns dados estatísticos das solicitações registradas, para o exercício de, existe um campo onde será possível selecionar o ano que deseja ver as estátisticas.

A primeira estatística exibida na tela é a Quantidade de Manifestações criados, por mês.

Neste box, será possível visualizar os Manifestações e as Médias. Ao passar o mouse sobre o gráfico, será possível visualizar a quantidade.

No box Manifestações por Assunto/Tipo, será possível visualizar o gráfico de manifestações, com base nos assuntos, exibindo a quantidade e percentual.

Por meio do box Manifestações por Origem será possível visualizar o gráfico de manifestações, com base nas origens das manifestações, exibindo a quantidade e percentual.

Visualize no box Manifestações Encerrados por Motivo, o gráfico de manifestações com base nos motivos de encerramentos dos mesmos, exibindo a quantidade e percentual.

É no box Número médio de dias para resposta, por mês da Manifestação, que será possível visualizar a média mensal e geral de dias para resposta das manifestações.

Assim como no box Número médio de dias para encerramento, por mês da Manifestação, que será possível visualizar a média mensal e geral de dias para encerramento das manifestações.

E no box Resumo Geral do Ano, será possível visualizar as manifestações criadas e as respostas por mês.

* É possível que um mês tenha mais manifestações respondidas que criadas, pois uma manifestação pode ser criada mas respondido no mês subsequente, especialmente quando criado nos últimos dias do mês.

Por fim, será possível visualizar o box Estatísticas de Avaliações, onde é exibido as avaliações das manifestações de acordo com os assuntos.

Ainda na tela de Estatísticas, será possível visualizar e interagir com o botão Código de Incorporação.

Utilize o código de incorporação para inserir a página estatísticas em outros sites/páginas na internet.

Ao clicar sobre o botão será possível visualizar o código e/ou clicar sobre o botão Copiar Código para inserí-lo em outros sites/páginas.